Nova Trento e seus encantos



Nova Trento: Uma terra abençoada

Nova Trento é uma pequena cidade do Vale Europeu Catarinense que ganhou extrema importância após a canonização da primeira santa brasileira. O local é o único do Brasil que possui dois santuários, o de Santa Paulina e o de Nossa Senhora do Bom Socorro. Além da religiosidade, as tradições trentino-italianas são outra marca do local.





Localizada a 75 km de Florianópolis, a Capital Catarinense do Turismo Religioso une o poder da fé com atrações naturais e uma vida particularmente tranquila. Com cerca de 12.025 habitantes, a maioria descendentes dos imigrantes trentinos que aqui chegaram em 1875, recebe cerca de 40 mil visitantes todos os meses. Eles vêm pedir por graças, agradecer  as que já receberam ou apenas orar a Deus e à Santa.







Saiba mais através do site:

Clique aqui
                      
                                     

SANTA PAULINA - UMA SANTA PARA O NOSSO TEMPO
Imigrante italiana radicada no Brasil desde os nove anos de idade, Santa Paulina adotou o Brasil como sua pátria e os brasileiros como irmãos...
Nascida no dia 16 de dezembro de 1865, em Vígolo Vattaro, Trento, norte da Itália recebeu o nome de Amábile Lúcia Visintainer. Foi a segunda filha de Antônio Napoleone Visintainer e Anna Pianezzer.
Imigrou para o Brasil, com 9 anos de idade, juntamente com seus pais, seus irmãos e outras famílias da região Trentina, no ano de 1875, estabelecendo-se na localidade de Vígolo - Nova Trento - Santa Catarina - Brasil. Em 1887 faleceu sua mãe e Amábile cuidou da família até o pai contrair novo casamento. Desde pequena ajudava na Paróquia de Nova Trento, especificamente na Capela de Vígolo, como paroquiana engajada na vida pastoral e social. Com um grupo de jovens ajudou na compra da imagem de Nossa Senhora de Lourdes, que é conservada na gruta do Santuário.




"Não desanimeis jamais, embora venham ventos contrarios."

Santa Paulina


O PARQUE COLINA

Idealizado para facilitar o transporte dos visitantes ao alto do morro da Colina foi instalado um equipamento Suíço, com 6 bondinhos com capacidade para 6 passageiros em cada, ligando a
Estação de Embarque a Estação Colina.
                                                
                

A Estação de Embarque está localizada ao lado do Santuário de Santa Paulina com:
  • Estacionamento;
  • Bilheteria;
  • Área de Embarque;
  • Administração
  • Praça;
  • Área para eventos. 
A trajetória dos Bondinhos do ponto de partida até a Estação Colina, tem um percurso de
440 metros de distância, neste trajeto você irá desfrutar de uma visão ampla de toda
estrutura que o Santuário Santa Paulina oferece aos seus peregrinos.
Ao desembarcar na Estação Colina, você desfrutará de:
  • Passeio por trilha ecológica; 
  • Mirante para poder desfrutar e registrar a mais bela vista do Santuário;
  • Visitação a fonte luminosa de mármore branco com a estátua de bronze de Santa Paulina; 
  • Velário com pintura artística, 
  • Praça com painel com pintura artística mostrando a história de Santa Paulina;
  • Loja & café 
E no final da trilha ecológica, você será agraciado com a Capela da Nossa Senhora Rainha da Paz
para os momentos de reflexão e resgate da Fé, cuidadosamente projetada com arquitetura
que remete ao véu de Santa Paulina e no seu interior, uma revoada de 90 pássaros de cristal
dão o toque final a obra de arte!




                                                         Morro da Cruz

Localizado a 525 metros de altitude, após uma trilha de onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade, principalmente do Vale do Rio Tijucas. Ao longo da subida há 14 capitéis formando a Via Sacra e uma fonte de água potável e natural. O Santuário abriga diversas relíquias centenárias dentre elas uma Cruz que foi implantada em 1899 e está localizada atrás da Igreja na parte mais alta do morro.






Atividades Econômicas

A agricultura é a principal atividade econômica de Nova Trento com o cultivo de fumo, milho, feijão e a uva. A fabricação e a comercialização do vinho colonial neotrentino é um atrativo que leva muitos turistas para Nova Trento. O turismo religioso e o turismo ecológico tem lugar de destaque na cidade.



Vinhos Vô Luiz

Visitem também, em nossa cidade, a Pousada Cantina Italiana, situada no centro de Nova Trento, um grande parceiro do Projeto Voleibol.

Acessem: http: www.pousadacantinaitaliana.com.br